sábado, 21 de abril de 2012

Farol da Barra


O Forte de Santo Antônio da Barra

No local, que domina a entrada da barra de Salvador, diante do qual Gonçalo Coelho teria fundeado, aquele navegador fez erguer um padrão de posse para a Coroa Portuguesa, a 1 de novembro de 1501: conforme o calendário católico então adotado, era dia de (Dia de Todos-os-Santos). Localiza-se na ponta do Padrão (atual Largo do Farol da Barra), em Salvador, estado da Bahia, no Brasil.

Passou por varias reformas até finalmente estar totalmente restaurado até passar a abrigar o Museu Náutico da Bahia em 10 de Dezembro de 1998


Forte Grande ou Fortaleza da Barra

São quase duas praias, de tão diferentes. De um lado, o Porto da Barra é uma enseada de águas calmas e cristalinas, que fazem do trecho o mais famoso banho de mar da cidade. A praia do Farol da Barra sinaliza o começo da Baía de Todos os Santos, é o mais recomendado ponto para apreciar o pôr-do-sol de Salvador. Ao contrário da praia do Porto, no Farol o mar é forte e com ondas excelentes para surfistas. Em todo o pedaço estão instalados dezenas de bares, restaurantes, hotéis, casa de shows e outros atrativos para o turista.

O mar esconde ainda segredos e tesouros do litoral de Salvador. Estão abrigadas no fundo do oceano dezenas e dezenas de embarcações naufragadas, um paraíso para mergulhadores.



Passou por varias reformas até finalmente estar totalmente restaurado até passar a abrigar o Museu Náutico da Bahia em 10 de Dezembro de 1998.
Não importa a hora, como ou com quem você esteja no Farol da Barra. O que  importa é poder desfrutar do Farol e de tudo que o cerca. É de lá que pode ser visto um dos mais belos pôr-do-sol  nos fins de tarde do Verão. Sem falar que é o chão da Barra também um dos mais concorridos trechos do Carnaval de Salvador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário