sábado, 21 de abril de 2012


FORTE SÃO MARCELO



Construído de 1650 a 1728, o Forte São Marcelo é um dos monumentos mais curiosos de Salvador. A construção foi erguida sobre um banco de areia que já existia próximo ao ancoradouro do antigo porto da capital baiana, por conta do medo de uma possível invasão holandesa. De acordo com os registros históricos, somente após a construção do forte o Porto de Salvador passou a ser considerado seguro para o transporte marítimo.
O coordenador administrativo do Forte, Edvaldo Caldas Carvalho, que faz parte da ONG Abrafe (Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares). Desde 2000, a ONG tem a autonomia de angariar recursos para a manutenção do monumento. Foi a Abrafe a principal responsável por conseguir patrocínio para que o Forte fosse reformado.  
As obras foram  essenciais. O forte estava abandonado, resultando numa perda de patrimônio histórico considerável para Salvador. Após as obras, o monumento novinho em folha foi reaberto à visitação. Atividade essa que hoje sustenta a manutenção do Forte São Marcelo. Além do turismo, o aluguel do espaço para eventos também contribui para o sustento do ponto turístico, já que hoje não há patrocínio com esse fim. A Prefeitura Municipal de Salvador e o Governo do Estado faz Parceria com  alguns projetos, mas ainda não há iniciativas concretas de apoio ao Forte.


 O Forte foi erguido em cantaria de arenito até a linha d'água e em alvenaria de pedra irregular até 15 metros de altura. Em 1812, a obra foi concluída com a construção de um anel que circunda o torreão central do forte. O Forte São Marcelo é o único de formato circular das Américas, o que lhe rendeu o apelido carinhoso de 'O Umbigo da Bahia', criado pelo ilustre escritor Jorge Amado.



No Forte São Marcelo a  mais 9 celas que foram divididas em memórias.
As três primeiras se dedicam às Memórias do Mar: lá, é possível encontrar informações sobre os naufrágios da baía de Todos os Santos, as rotas de comércio da época das Grandes Navegações, além de objetos de viagem utilizados nas caravelas.
As três celas seguintes retratam as Memórias da Cidade: aqui há um panorama histórico da cidade de Salvador, com direito a maquete e recursos audiovisuais! É uma boa chance de saber mais destes 459 anos de história, com fotos antigas da capital baiana e uma linda vista das janelinhas que emolduram diferentes cartões postais da cidade.
As últimas três celas são dedicadas às Memórias do Forte. Lá encontramos objetos que retratam toda a história do monumento e dos militares que passaram por lá. Tem um canhão original de 1630

 
Com uma vista privilegiada da a Baía de Todos os Santos: desde o Farol da Barra à Ponta de Humaitá. São 360º de pura beleza e história.
Obviamente, também é possível ver todo o Forte de cima. O torreão central era utilizado para o abastecimento de água local, utilizando a chuva como fonte. Até pouco atrás, o mecanismo ainda era utilizado com o mesmo fim em épocas de falta de abastecimento!
Para encerrar a visita, nada melhor que uma boa refeição no restaurante do Forte! O Buccaneros.
 Se você está por aqui ou mora na cidade, não pode deixar de conhecer o Forte São Marcelo! Salvador não se restringe ao Pelourinho, o Farol da Barra ou à Praia de Itapuã. Soteropolitano que se preza; De coração ou de nascença, tem o dever de valorizar o patrimônio da terra de bom grado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário